segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Religião

Religião em seu significado, segundo o dicionário Michaelis:

religião
re.li.gião
sf (lat religione) 1 Serviço ou culto a Deus, ou a uma divindade qualquer, expresso por meio de ritos, preces e observância do que se considera mandamento divino. 2 Sentimento consciente de dependência ou submissão que liga a criatura humana ao Criador. 3 Culto externo ou interno prestado à divindade. 4 Crença ou doutrina religiosa; sistema dogmático e moral. 5 Veneração às coisas sagradas; crença, devoção, fé, piedade. 6 Prática dos preceitos divinos ou revelados. 7 Temor de Deus. 8 Tudo que é considerado obrigação moral ou dever sagrado e indeclinável. 9 Ordem ou congregação religiosa. 10 Ordem de cavalaria. 11 Caráter sagrado ou virtude especial que se atribui a alguém ou a alguma coisa e pelo qual se lhe presta reverência. 12 Conjunto de ritos e cerimônias, sacrificais ou não, ordenados para a manifestação do culto à divindade; cerimonial litúrgico. 13 Filos Reconhecimento prático de nossa dependência de Deus. 14 Filos Instituição social com crenças e ritos. 15 Filos Respeito a uma regra. 16 Sociol Instituição social criada em torno da idéia de um ou vários seres sobrenaturais e de sua relação com os homens. 17 Mística ou ascese. R. do caboclo, Reg (Rio de Janeiro): prática feiticista negra a que se misturam entidades da mística ameríndia. R. do Estado: a professada oficialmente por um Estado sem que, com isso, seja proibida ou impedida a prática das outras. R. natural: a que se baseia somente nas inspirações do coração e da razão, sem dogmas revelados; a religião dos povos primitivos. R. naturalista: veneração ou adoração religiosa da natureza nos animais, nos astros etc.; panteísmo. R. reformada: o mesmo que igreja reformada. R. revelada: a que, como o cristianismo, se baseia numa revelação divina conservada pelas Escrituras Sagradas e pela tradição. Ciência das religiões: estudo das religiões como fenômeno humano universal; pode-se considerar seu aspecto histórico (história das religiões), psíquico (psicologia da religião) e social (sociologia da religião). Filosofia da religião: tratado das questões relativas à sua essência e verdade.

Dentre todas essas explicações para o termo, o único mais próximo daquele que quer seguir a Jesus Cristo e reconhece-o como mestre, Senhor e o único capaz de realmente nos religar a Deus é, ainda que de forma raza, a segunda explicação. Daí a dificuldade de dizermos então que temos uma religião, apesar de a termos. Sim, porque Nele vivemos, nos movemos e existimos. Sim, temos uma religião que é Jesus Cristo, pois "ninguém vem ao Pai senão por mim", nas palavras do carpinteiro. E se nossa religião é Cristo e de tudo Nele queremos imitar (ainda que nosso espelho esteja rachado), então o nosso único dogma é o Amor. E o nosso rito é de que não temos rito. E que nossa adoração é "vivermos do jeito de Deus", como diria Ariovaldo Ramos.
Pronto. Acaba aqui. Aquém disso, para quem realmente quer seguir a Cristo, é entulho, peso, bagagem desnecessária. Aquém disso, passa a ser as outras 16 explicações para o termo religião. Passa a ser aquilo que a grande maioria encara como tal. Dessas todas outras eu tô fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário