terça-feira, 31 de agosto de 2010

Títulos para o ego


Estou farto de títulos.

Fui criado no meio evangélico e, como bagagem dessa origem, acostumei-me em ouvir no meio da igreja sobre Pastores, Evangelistas, Apóstolos, Profetas, Diáconos, Presbíteros, Reverendos, Bispos, etc.

Isso era tão comum a mim que eu me perguntava: será que um dia ganharei uma dessas titularidades? Porque quero servir a Deus, mas pra isso, preciso ganhar o título! Balela...

Na verdade, essa história de dar títulos serve apenas para inflar egos e forjar uma superioridade com quem devemos chamar apenas de irmãos.

Não estou questionando os dons, pois eles são dados pelo Espírito, como tanto enfatiza o apóstolo Paulo. Sim, Paulo, apóstolo, que usava o termo em suas cartas, não como alguém que precisasse afirmar a sua posição com relação à Igreja, mas para afirmar para si mesmo a sua missão perante Deus, pois o seu chamado aos da incircuncisão era árduo e somente com uma convicção gerada no Espírito, Paulo poderia afirmar que ele estava sendo enviado por Deus (gr = apostolos), assim como os demais apóstolos (enviados), que usavam o termo mais como uma resposta ao Ide de Jesus (Mt. 21.19).

Portanto, não vejo propósito nem quando vejo discussões por aí se nos dias de hoje ainda devemos usar o termo apóstolo, quanto mais de dar a este nome um valor superior aos demais como se fosse a ponta da hierarquia eclesiástica. Aliás, hierarquia na igreja já é uma aberração por si só, pois nada tem de cristão, onde todos tem tudo em comum e cuidam da necessidade uns dos outros. Ou melhor, temos uma hierarquia sim, formado pela igreja e, acima dela, a Trindade.

Quanto aos demais títulos (pastores, apóstolos, mestres, doutores, profetas...), na verdade são dons dados por Deus, que se manifestam segundo a vontade do Espírito e que servem para a edificação do Corpo de Cristo até que todos cheguemos à unidade da fé. Ou seja, serve para um período de aperfeiçoamento para que todos sejam UM em Cristo, para que tornemo-nos irmãos, sem degraus, em Cristo.

Por isso que devemos entender como as coisas funcionam no Reino de Deus: "O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado." Mt. 23.11-12

Nenhum comentário:

Postar um comentário