segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

QUEM SERÁ SALVO?


Ao ser interrogado por seus discípulos sobre quem seria o maior no Reino dos céus, Jesus responde utilizando a figura de uma criança:

“A não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, JAMAIS entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.” Mateus 18: 1 a 4

Através desse texto, Jesus nos ensina que, enquanto cristãos, devemos nos espelhar na humildade de uma criança, referência de fé genuína e exemplo a ser seguido no que diz respeito a salvação. A palavra humildade possui várias vertentes e, para absorvê-las, compreendê-las e colocá-las em prática, precisamos antes observar a pureza de uma criança que ainda não foi contaminada pelos princípios e valores deste mundo. Venha comigo:

- Toda criança tem ânsia pelo aprendizado. Elas sabem que ainda não sabem tudo;
- Estão com as portas do coração sempre abertas à Palavra de Deus e tem grande alegria em recebê-la. Prova disso são as milhares de igrejas que surgiram através do trabalho com crianças;
- Elas não fazem acepção por hierarquia, posição social ou conta bancária. Brincam com um menino de rua como brincariam com o filho de um milionário;
- Não são hipócritas ou dissimuladas. Sinceridade é sua marca registrada;
- Depois de uma briga, perdoam e logo voltam a brincar. Não guardam rancor ou ressentimentos. Não ficam remoendo o passado;
- São vulneráveis e dependentes. Sabem que não podem sustentar sua existência. Precisam de outras pessoas para manterem-se vivas;
- Reconhecem que o pai ou mãe sabem tudo e podem tudo, por isso recorrem à eles para discernir o certo do errado;
- Nos momentos de medo, dor ou incertezas, correm para o colo do pai;
- Confiam no sustento do pai. Não se preocupam com o amanhã, se terão o que comer ou o que vestir. Vivem o hoje;
- A criança que experimenta o amor do pai, descansa, pois sente-se salva, segura e amada. Ela alimenta a certeza de que nada, absolutamente nada foge do controle do seu cuidador, inclusive os momentos de dor;

- E, finalmente, a criança não tem vergonha de dizer: Eu não consigo, me ajuda!

Jamais nos tornaremos como crianças sem a ajuda do Pai. Antes de tudo, precisamos reconhecer nossa incapacidade para então dizer: "Pai, eu quero, de todo o meu coração, mas eu não consigo. Me ajuda!"

E, neste momento, Deus certamente responderá: "Foi para isso que derramei o meu Espírito sobre toda a carne. Permita que ele aja em sua vida. Deixe-se encher. A força da corrente é minha, seu trabalho é permanecer nela, através da fé".

Antes de discutir questões como quem será o maior, galardão ou vida na eternidade, preocupe-se em saber se fará parte dela. Reforçando as palavras do Mestre Jesus: “A não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, JAMAIS entrarão no Reino dos céus.”

Dani Marques


Nenhum comentário:

Postar um comentário