segunda-feira, 26 de novembro de 2012

OFERTAS, ORAÇÕES E LOUVORES QUE NÃO PASSAM DO TETO!




Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre. Já ouviu falar? Pois então, cerca de 750 anos antes de Cristo, um pastor de ovelhas chamado Amós, foi incumbido por Deus para denunciar a injustiça, a corrupção e a opressão que tomava conta de Israel. Os problemas daquela época não eram muito diferentes dos nossos: anseio pelo poder, soberba, apego ao dinheiro, egoísmo, desprezo pelos pobres e marginalizados, arrogância e etc. “Iniquidade no meio do povo que conheceu a Deus, suas leis, seu amor, caminhou 40 anos no deserto, viu o mar se abrir, maná cair do céu e água sair de pedra?” Exato! E era por este motivo que Amós estava lá, profetizando: “Voltem para Deus, arrependam-se enquanto ainda é tempo!” Ah! E vale lembrar que esta não foi a primeira e nem a última vez que Deus precisou levantar um profeta para alertar o seu povo. Eita gente teimosa!

Bom, voltando a história do ontem, hoje e sempre, não tenho receio de afirmar que a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel há centenas de anos atrás, ainda pode (e deve) ser proclamada hoje. A iniquidade, soberba, egoísmo, apego ao dinheiro, anseio pelo poder e desprezo pelos pobres e oprimidos não deixou de existir no meio do povo que se diz "povo escolhido por Deus". Por isso, a mensagem do “ontem” precisa ser dita hoje: “vocês odeiam aquele que defende a justiça no tribunal e detestam aquele que conta a verdade. Vocês pisam no pobre e o forçam a dar-lhes o trigo. Por isso, embora vocês tenham construído mansões de pedra, nelas não morarão; embora tenham plantado vinhas verdejantes, não beberão do seu vinho. Pois sei quantas são as suas transgressões e quão grandes são os seus pecados. Vocês oprimem o justo, recebem suborno e impedem que se faça justiça ao pobre nos tribunais. Vendem por prata o justo, e por um par de sandálias o pobre. Pisam sobre a cabeça dos necessitados como pisam no pó da terra, e negam justiça ao oprimido.” (Amós 5: 10 a 12 e 2:6 e7).

Sim, já estamos cansados de saber, mas eu não me canso de repetir: Você pode ser um frequentador assíduo dos cultos, missas e programações, um dizimista fiel, um instrumentista profissional, um cantor afinado, um pregador de arrepiar os cabelos ou um líder religioso de destaque, mas se suas ações, casadas com a intenção do seu coração não condiz com aquilo que prega ou vive, nada do que fizer chegará como oferta suave ao trono de Deus, muito pelo contrário! "Eu odeio, eu detesto suas festas religiosas, não tolero suas reuniões solenes. Não aceito animais que são queimados em sacrifício, nem as ofertas de cereais, nem os animais gordos que vocês oferecem como sacrifícios de paz. Parem com o barulho de suas canções religiosas, não quero mais ouvir a música de harpas." - Amós 5:21-23

Por que Deus odiava as festas, assembleias e canções religiosas do povo que Ele mesmo escolheu? Porque os mesmos que pregavam o amor humilhavam os pobres. Os mesmos que ofereciam o dízimo de suas melhores colheitas roubavam dinheiro dos inocentes. Os mesmos que ministravam na casa de Deus, mentiam e omitiam. Os mesmos que oravam em alta voz, ansiavam pelo poder. Os mesmos que anunciavam as suas "boas obras", desprezavam os que estavam à margem da sociedade. Os mesmos que cantavam as músicas de louvor, adulteravam. Enfim, tinham prazer em pecar: "Vão a Betel e ponham-se a pecar; vão a Gilgal e pequem ainda mais. Ofereçam os seus sacrifícios cada manhã, os seus dízimos no terceiro dia. Queimem pão fermentado como oferta de gratidão e fiquem proclamando por aí suas ofertas voluntárias; anunciem-nas, israelitas, pois é isso o que gostam de fazer", declara o SENHOR Soberano.” Amós 4:4-5 (Qualquer semelhança com os dias atuais, não é mera coincidência). E se Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre, essas atitudes continuam sendo abomináveis aos seu olhos!

Não, Ele nunca esteve preocupado com aparências, e sim com o coração. Sempre foi assim. Você pode aparentar ser um exemplo de cristão, mas se faz acepção de pessoas, sua fé é morta. Se prega a Palavra, mas despreza os pequeninos de Deus, seus sacrifícios e ofertas exalam um aroma de podridão. "Meus irmãos, vocês que creem no nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência delas. Escutem meus queridos irmãos! Deus escolheu os pobres desse mundo para serem ricos na fé e para possuírem o reino que ele prometeu aos que o amam. Se vocês obedecerem a lei do Reino, estarão fazendo o que devem, pois nas Sagradas Escrituras está escrito: Ame os outros como você ama a você mesmo. Mas se vocês tratam as pessoas pela aparência, estão pecando, e a lei os condena como culpados. Porque quem quebra um só mandamento da lei quebra todos. Quando Deus julgar, não terá misericórdia das pessoas que não tiveram misericórdia dos outros. Mas as pessoas que tiveram misericórdia dos outros não serão condenadas no Dia do Juizo Final." (Tiago 2)

O interessante nesse texto de Tiago, é que quando ele termina de falar sobre amor ao próximo, acepção de pessoas e misericórdia, na sequência fala sobre a fé sem obras: "Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se ela não vier acompanhada de ações? Será que esta fé pode salvá-lo?" (Tiago 2:14). Ou seja, de que adianta dizer que ama a Deus, ao próximo, tem misericórdia dos pobres e oprimidos e não levanta o traseiro do banco da igreja ou da comodidade do seu lar para mudar essa situação? Como disse acertadamente o pastor Antonio Carlos Costa: "Se você se diz cristão, mas nunca caminhou com  pobres, marginalizados, órfãos e viúvas, ainda não conheceu o verdadeiro evangelho". Se esta afirmação te escandaliza, simples: olhe para a vida de Cristo. "Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações é morta.” Sua fé é comprovada por meio das ações! “Portanto, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem ações está morta." (Tiago 2: 17 e 26)

Mas não pense que pode enganar a Deus com suas “boas ações”. Ele sabe muito bem se elas comprovam uma fé genuína ou de aparências: "quero que rasgue o coração e não as suas vestes." Joel 2:13. Não faça como Caim, que optou por oferecer um sacrifício sem amor, apenas por aparência e ritualismo. O Senhor não aceitou a sua oferta e também não aceitará a nossa se não for movida pelo amor a Deus e ao próximo, por mais "bonita" que pareça ser.

Deseja oferecer um culto de adoração, ofertas e sacrifícios que realmente agradam a Deus? Então ajude os pobres, socorra os necessitados, ampare os idosos, órfãos e viúvas, visite os presos, não menospreze os que estão à margem da sociedade, não faça acepção de pessoas, assim, será verdade o que vocês dizem, isto é, que o Senhor, o Deus Todo Poderoso, está com vocês. Odeiem aquilo que é mau, amem o que é bom e façam com que os direitos de todos sejam respeitados nos tribunais... quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não para de correr” Amós 5:14,15 e 24

Jesus é a chave hermenêutica da Bíblia, e ela resume-se ao amor. Ele pregou e viveu o amor, e esta é a raiz de todos os seus ensinamentos: “Pois estes mandamentos: "Não adulterarás", "não matarás", "não furtarás", "não cobiçarás", e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: "Ame o seu próximo como a si mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei.” Romanos 13:9-10. O amor é o cumprimento da lei!  Deus foi amor ontem, Deus é amor hoje e Deus será amor eternamente. Amor é a sua essência, então nada, absolutamente NADA agradará a Deus se não for movido por uma atitude sincera de amor, acredite!

Doou todos os seus bens aos pobres? Ajudou uma ONG? Mandou roupas para uma família necessitada? Entregou cestas básicas? Expulsou demônios? Pregou bonito? Ministrou bem? Deu um show de conhecimento bíblico? Profetizou? Falou em línguas estranhas? Deu o dízimo? Frequentou todas as programações da igreja? Visitou doentes? Escreveu um lindo texto no blog? Ohhhhhhhhhh! Que legaaaaaaaaal! Mas... Sinto lhe dizer, se cada uma dessas atitudes não foi gerada pelo mais precioso dos sentimentos, o amor, de nada valeu. “Nem expulsar demônios Dani?” Nem! “Ah... você tá forçando a barra!”. Bom, se confia mais no Paulo diz, então aí vai:

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.” 1 Coríntios 13:1-3

Não há mais tempo a perder. “Voltem para Deus, arrependam-se enquanto ainda é tempo!” Escolha entre ser um cristão verdadeiro ou renegue a sua fé. Tome uma posição!

Falamos muito sobre o amor, a graça e a misericórdia de Deus. Isso é realmente maravilhoso, verdadeiro e deve ser dito, mas não podemos esquecer que esse mesmo Deus também é justo, e em breve voltará para buscar os seus:

“Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus. Quem rejeitava a lei de Moisés morria sem misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas. Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça? Pois conhecemos aquele que disse: "A mim pertence a vingança; eu retribuirei"; e outra vez: "O Senhor julgará o seu povo". Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!” Hebreus 10:26-31

“Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios. Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. O dia do Senhor, porém, virá como ladrão (de surpresa). Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada. Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor. Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça. Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis. (...) sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam. Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém”. 2 Pedro 3:7 à 15 e 18

“O leão rugiu, quem não temerá? O SENHOR Soberano falou, quem não profetizará?” Amós 3:8

Dani Marques (esposa do Felipe)
  

sexta-feira, 1 de junho de 2012

SANTOS, AMULETOS, PROMESSAS E AFINS

Assim como o protestantismo, o espíritismo e outras denominações, o catolicismo possui alguns ensinamentos e rituais que foram impostos por homens e não por Deus. Isso não nos impede de frequentar e fazer parte deste grupo, mas precisamos estar atentos a Palavra para não fugirmos do verdadeiro ensinamento. A Bíblia é muito clara. O grande problema, é que ouvimos os líderes, mas não buscamos saber se o que eles dizem está de acordo com o que Jesus disse.

Em amor, gostaria de alertá-los para algumas coisas. Lendo a Bíblia (inclusive a católica), não encontramos qualquer orientação para que façamos orações, pedidos, agradecimentos ou pagamento de promessas à santos. Pelo contrário, ela é muito clara quando diz nos dez mandamentos que não devemos fazer ou usar qualquer tipo de imagem: "Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra." Êxodo 20:3-4, além do versículo que nos ensina que a única maneira de chegarmos a Deus em oração, é através de Jesus Cristo: "Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." João 14:6

"Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem. No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos" Atos 17:29-31


Quando aceitamos a Cristo em nossas vidas, Ele vem e faz morada em nós, através do Espírito Santo de Deus. Podemos nos achegar a Ele através da oração, em qualquer momento e em qualquer lugar, pois nós somos a casa de Deus: "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas." Atos 17:24 ! Não precisamos ir a um local específico para orar ou pedir perdão: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." 1 João 1:9.

Cristo morreu para nos livrar da morte e do pecado! Ele é o único que tem poder para perdoar pecados: "Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados." Mateus 9:6. Ele é o único intercessor junto ao Pai: "Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo." 1 João 2:1.

Um padre ou pastor, não têm poder algum para perdoar pecados. Só recebemos o perdão se houver um verdadeiro arrependimento, a confissão (a Jesus) e o pedido de perdão somente à Ele. Quando colocamos um santo ou um padre para fazer este trabalho, que pertence somente a Cristo, é como se estivéssemos anulando e renegando todo o sacrifício que Ele fez por nós na cruz, entendem? Somos orientados a confessarmos nossos pecados uns aos outros, porque isso traz cura na alma, alivia e tira um peso dos ombros, mas não porque o ser humano tem poder para perdoar pecados! "Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz." Tiago 5:16



O Senhor é o único que tem poder para te proteger e te guardar! Como somos capazes de transferir este poder para um amuleto? Cito aqui dois dentre os muitos versículos que falam sobre a proteção e o cuidado de Deus: "Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações. O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.
O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas; protege todos os seus ossos; nenhum deles será quebrado. A desgraça matará os ímpios; os que odeiam o justo serão condenados." Salmos 34:17-21 e "Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos." Salmos 91:11


Não precisamos pagar promessas e oferecer sacrifícios, Deus não quer isso de nós! "Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado. Um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás." Salmos 51:17

Não é necessário que você mude de religião. Eu mesma já vi muitas coisas erradas dentro da igreja que frequento, mas optei por continuar e simplesmente seguir a Cristo e seus ensinamentos. Aquilo que não está de acordo com a Palavra, eu simplesmente não aceito e não faço.



"Meu povo foi destruído por falta de conhecimento." Oséias 4:6


Antes de aceitar tudo o que lhe dizem, busque conhecimento em Deus e estude a Bíblia. Com certeza você vai descobrir que muita coisa que julgava ser "de Deus", não passa nem perto Dele.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

JESUS DE MENTIRA!


Nos últimos tempos tem-se pregado nas "igrejas" muito sobre prosperidade e "fórmulas" para o fim dos problemas. E o engraçado (ou triste) é que estes mesmos pregadores usam o nome de Jesus e seus ensinamentos para justificar essas afirmações bizarras. Mas fico pensando: "Que bíblia é esta que eles usam? Será que é uma nova versão? A VMC (Versão da Mentira Conveniente)? E que Jesus é esse? Eu não o conheço.


E o pior é que multidões são arrastadas diariamente atrás dessas mentiras, e quando descobrem que essas "fórmulas mágicas", "amuletos" e "orações prontas" não funcionam, se decepcionam com Deus, que nada tem a ver com a história. E o verdadeiro evangelho, aquele que cura, transforma, renova, liberta, enriquece, nos enche de paz e alegria (tô falando de alma e espírito e não de bens materiais), tem sido manchado e envergonhado por este novo evangelho, o "evangelho da mentira"!


Dá uma olhadinha nisso:


Jesus de mentira: Se aceitar Jesus na sua vida, vai prosperar financeiramente! 
Jesus de verdade: "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam." Mt 6:19 e 20


Jesus de mentira: Se aceitar Jesus, seus problemas vão acabar! Não haverá mais sofrimento!
Jesus de verdade: "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições, mas tenham bom ânimo! Eu venci o mundo". Jo 16:33


Jesus de mentira: Você precisa contribuir com valor "x" para ser abençoado financeiramente! 
Jesus de verdade: "Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria." 2 Cor 9:7


Jesus de mentira: Venha a casa de Deus para ser abençoado!
Jesus de verdade: "Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?" 1 Cor 3:16


Jesus de mentira: Deus está aqui! Deus está ali! 
Jesus de verdade: "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas." Atos 17:24


Jesus de mentira: Para os seus pecados serem perdoados precisa fazer oração "x", em tal lugar e "y" vezes!
Jesus de verdade: "Se confessarmos a Jesus os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." 1 Jo 1:9


Jesus de mentira: Para alcançar tal bênção, precisam insistir, determinar ou pagar uma promessa! Pois está escrito: Peçam, e lhes será dado, busquem e encontrarão, batam e a porta lhes será aberta!
Jesus de verdade - quando disse isso, Jesus estava falando do Espírito Santo e não de bens materiais: "Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir!" Lucas 11:9-13



Jesus de mentira: É só você declarar em voz alta que aceitou Jesus que estará salvo!
Jesus de verdade: "Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo." Rm 10:9 (Não adianta nada falar se você realmente não creu)


Jesus de mentira: Para problema "x", faça uma oração para santo "x", para problema "y", amarre um fitilho o braço, para se livrar deste mal, derrame essa água santa na cabeça, para alcançar tal bênção dê tantas voltas no templo...
Jesus de verdade: "Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." Jo 14:6."O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor" Lucas 4:18-19 "...por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele, em Jesus." Efésios 3:12. Podemos nos achegar a Deus através de Jesus, não precisamos de "intercessores", "amuletos" e "pagamento de promessas"!


Em amor, gostaria de dizer: Antes de acreditar em tudo o que dizem por aí, procure saber se o que foi dito veio do Jesus de verdade ou do Jesus de mentira! "Meu povo perece por falta de conhecimento!" Oséias 4:6


Dani Marques

domingo, 4 de março de 2012

SER CRISTÃO DE VERDADE!

Confesso que quando me perguntam se sou crente, tenho vergonha de dizer que sim. Minha vergonha não é a de dizer que creio em Jesus (nisso eu me orgulho!), mas sim de acharem que sou da turma deste evangelho da mentira que tem se espalhado por aí. Então, opto por dizer que creio em Deus, em Jesus, no que Ele fez por mim na cruz e que procuro viver conforme os seus ensinamentos.

Ok, mas para viver conforme os ensinamentos de Jesus, preciso saber quais são eles, certo? E como saber se não estudo a Bíblia? Será que ter fé em Deus ou ir a igreja de vez enquando é suficiente? O que me faz ser um cristão de verdade?

Antes de responder a estas perguntas, gostaria de desmistificar algumas coisas: ir a igreja todos os domingos (ou sábados), ser líder de uma comunidade ou ministério, dar o dízimo todo mês, tomar a Santa Ceia, subir uma escadaria de joelhos, amarrar uma fita com nome de um santo no pulso, deixar a Bíblia aberta no Salmo 91, usar saia ou cabelos compridos, ser batizado, dentre tantas outras coisas, não faz de ninguém um cristão! E não precisa ser um "expert" em Bíblia para saber disso, é só estudar os evangelhos que você descobre. Aliás, se muitos cristãos resolvessem estudar a Palavra, buscando sabedoria em Deus, descobririam que muitas das coisas que lhes são ensinadas, não condizem em nada com o verdadeiro evangelho de Jesus.

Ninguém se torna cristão por frequentar uma igreja, dar o dízimo, tomar a ceia, ouvir música gospel ou ser líder de ministério. Todas essas coisas devem ser feitas como motivação e não como justificação da sua fé. Se você realmente crê em Jesus como seu Senhor e Salvador e deseja andar como Ele andou, automaticamente sente o desejo de fazer estas coisas, de aprender (e viver!) os Seus ensinamentos e de estar entre outros cristãos. Não por se achar santo e querer fazer parte do "clube" dos santos separados, mas sim para se fortalecer e aprender a viver neste mundo, dentro e fora das quatro paredes da igreja. 

Por crer em Jesus, você tem o desejo de ofertar, não por obrigação, mas por amor ao próximo. Se toma a Ceia, não é por medo ou para cumprir um ritual, mas sim para lembrar da morte e ressurreição de Cristo, como Ele mesmo nos ensinou. Se ouve música cristã, é porque sente o desejo de louvar a Deus. Se é líder dentro da igreja, é porque quer colocar seus dons a disposição do Senhor para que através deles, outras vidas sejam alcançadas, e não por causa de uma hierarquia. No corpo de Cristo ninguém está acima de ninguém. As pessoas não tem cargos, não tem títulos, mas sim dons e ministérios dados por Deus (e não por homens)!

Percebe que ser cristão é consequência da sua fé? Percebe que o amor de Cristo nos constrange a tomar atitudes por amor e não para criar uma imagem ou manter as aparências? Ser cristão é ter um modo de vida, um modo de vida espelhada em Cristo! Isso é buscar viver em santidade. E como Jesus viveu? O que nos ensinou? Dentre muitas outras coisas, cito as seguintes:

Ele levou as Boas Novas a mulher samaritana, mulher esta que já estava no seu sexto casamento. Jo 4:5-30
Ele esteve com a mulher adúltera, livrando-a do apedrejamento e julgamento dos fariseus. Jo 8: 3-11
Ele esteve com a prostituta, que lavou os seus pés com o seu melhor perfume. Mt 26: 6-13
Ele esteve com o ladrão na cruz, dizendo que naquele mesmo dia estaria com Ele no paraíso. Lc 23:39-43
Ele era chamado de comilão e beberrão, pois andava com publicanos e pecadores. Mt 11:19

E aí eu te pergunto, se você se diz cristão, estaria disposto a caminhar e levar as Boas Novas para uma prostituta, uma adúltera, um ladrão, um assassino ou um traficante de drogas? Creio que muitos cristãos diriam que não, por medo de serem "contaminados", de mancharem a sua imagem ou quem sabe de serem julgados. Lembrando que levar as Boas Novas, não significa somente sair por aí dizendo: "Jesus te ama! Ele morreu por você! Se não aceitar Jesus vai pro inferno!" Levar as Boas Novas, significa também tomar um café na padaria. Ou quem sabe um churrasco com amigos. Pode ser também uma ida ao shopping ou uma pizza... Faça amizades, crie oportunidades e deixe o Espírito Santo de Deus agir. Deixe o seu testemunho de vida falar, deixe as coisas acontecerem no tempo certo, no tempo de Deus. Esteja disponível nas mãos Dele.

Queridos, ser cristão de verdade é também estar com os não cristãos, reconhecendo que você é tão pecador quanto eles, e que Deus os ama da mesma forma! Se você ama a Deus acima de todas as coisas, deve amar o próximo como a si mesmo, seja ele quem for!

Cabe aqui uma citação de Joel Costa:

"Sou cada dia mais consciente das minhas limitações, da minha covardia, da minha soberba, das minhas ambiguidades, da minha incredulidade, da minha hipocrisia. A cada dia mais solidário com o Paulo que se auto-identifica como o pior dos pecadores. A cada dia mais companheiro do Pedro que negou ao mestre e chorou amargamente. Mas pela graça de Deus, sou também a cada dia mais persuadido pelo amor incompreensível do Senhor. Mais cheio de certeza de que Ele me ama não porque eu sou bom, mas porque Ele é bom... Mais companheiro da mulher adúltera que recebe de Jesus nada senão perdão e acolhimento. A cada dia sou convencido de que sou pior do que penso e de que Ele é melhor do que imagino."

Manter uma imagem de cristão não pode ser o foco da sua fé. A sua maior preocupação deve ser a de agradar a Deus e não a homens. E agradar a Deus envolve alguns sacrifícios, dentre eles, colocar em prática o que você aprendeu dentro da igreja, fora dela! Se não, sua fé perde todo o sentido! 

Termino este texto com as seguintes palavras, ditas pelo próprio Jesus. E se o meu desejo é de viver como Cristo viveu, ou seja, de ser um verdadeiro cristão, este versículo (assim como tantos outros) deve ser vivido e não apenas lido!

"Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores". Mc 2:17