domingo, 4 de março de 2012

SER CRISTÃO DE VERDADE!

Confesso que quando me perguntam se sou crente, tenho vergonha de dizer que sim. Minha vergonha não é a de dizer que creio em Jesus (nisso eu me orgulho!), mas sim de acharem que sou da turma deste evangelho da mentira que tem se espalhado por aí. Então, opto por dizer que creio em Deus, em Jesus, no que Ele fez por mim na cruz e que procuro viver conforme os seus ensinamentos.

Ok, mas para viver conforme os ensinamentos de Jesus, preciso saber quais são eles, certo? E como saber se não estudo a Bíblia? Será que ter fé em Deus ou ir a igreja de vez enquando é suficiente? O que me faz ser um cristão de verdade?

Antes de responder a estas perguntas, gostaria de desmistificar algumas coisas: ir a igreja todos os domingos (ou sábados), ser líder de uma comunidade ou ministério, dar o dízimo todo mês, tomar a Santa Ceia, subir uma escadaria de joelhos, amarrar uma fita com nome de um santo no pulso, deixar a Bíblia aberta no Salmo 91, usar saia ou cabelos compridos, ser batizado, dentre tantas outras coisas, não faz de ninguém um cristão! E não precisa ser um "expert" em Bíblia para saber disso, é só estudar os evangelhos que você descobre. Aliás, se muitos cristãos resolvessem estudar a Palavra, buscando sabedoria em Deus, descobririam que muitas das coisas que lhes são ensinadas, não condizem em nada com o verdadeiro evangelho de Jesus.

Ninguém se torna cristão por frequentar uma igreja, dar o dízimo, tomar a ceia, ouvir música gospel ou ser líder de ministério. Todas essas coisas devem ser feitas como motivação e não como justificação da sua fé. Se você realmente crê em Jesus como seu Senhor e Salvador e deseja andar como Ele andou, automaticamente sente o desejo de fazer estas coisas, de aprender (e viver!) os Seus ensinamentos e de estar entre outros cristãos. Não por se achar santo e querer fazer parte do "clube" dos santos separados, mas sim para se fortalecer e aprender a viver neste mundo, dentro e fora das quatro paredes da igreja. 

Por crer em Jesus, você tem o desejo de ofertar, não por obrigação, mas por amor ao próximo. Se toma a Ceia, não é por medo ou para cumprir um ritual, mas sim para lembrar da morte e ressurreição de Cristo, como Ele mesmo nos ensinou. Se ouve música cristã, é porque sente o desejo de louvar a Deus. Se é líder dentro da igreja, é porque quer colocar seus dons a disposição do Senhor para que através deles, outras vidas sejam alcançadas, e não por causa de uma hierarquia. No corpo de Cristo ninguém está acima de ninguém. As pessoas não tem cargos, não tem títulos, mas sim dons e ministérios dados por Deus (e não por homens)!

Percebe que ser cristão é consequência da sua fé? Percebe que o amor de Cristo nos constrange a tomar atitudes por amor e não para criar uma imagem ou manter as aparências? Ser cristão é ter um modo de vida, um modo de vida espelhada em Cristo! Isso é buscar viver em santidade. E como Jesus viveu? O que nos ensinou? Dentre muitas outras coisas, cito as seguintes:

Ele levou as Boas Novas a mulher samaritana, mulher esta que já estava no seu sexto casamento. Jo 4:5-30
Ele esteve com a mulher adúltera, livrando-a do apedrejamento e julgamento dos fariseus. Jo 8: 3-11
Ele esteve com a prostituta, que lavou os seus pés com o seu melhor perfume. Mt 26: 6-13
Ele esteve com o ladrão na cruz, dizendo que naquele mesmo dia estaria com Ele no paraíso. Lc 23:39-43
Ele era chamado de comilão e beberrão, pois andava com publicanos e pecadores. Mt 11:19

E aí eu te pergunto, se você se diz cristão, estaria disposto a caminhar e levar as Boas Novas para uma prostituta, uma adúltera, um ladrão, um assassino ou um traficante de drogas? Creio que muitos cristãos diriam que não, por medo de serem "contaminados", de mancharem a sua imagem ou quem sabe de serem julgados. Lembrando que levar as Boas Novas, não significa somente sair por aí dizendo: "Jesus te ama! Ele morreu por você! Se não aceitar Jesus vai pro inferno!" Levar as Boas Novas, significa também tomar um café na padaria. Ou quem sabe um churrasco com amigos. Pode ser também uma ida ao shopping ou uma pizza... Faça amizades, crie oportunidades e deixe o Espírito Santo de Deus agir. Deixe o seu testemunho de vida falar, deixe as coisas acontecerem no tempo certo, no tempo de Deus. Esteja disponível nas mãos Dele.

Queridos, ser cristão de verdade é também estar com os não cristãos, reconhecendo que você é tão pecador quanto eles, e que Deus os ama da mesma forma! Se você ama a Deus acima de todas as coisas, deve amar o próximo como a si mesmo, seja ele quem for!

Cabe aqui uma citação de Joel Costa:

"Sou cada dia mais consciente das minhas limitações, da minha covardia, da minha soberba, das minhas ambiguidades, da minha incredulidade, da minha hipocrisia. A cada dia mais solidário com o Paulo que se auto-identifica como o pior dos pecadores. A cada dia mais companheiro do Pedro que negou ao mestre e chorou amargamente. Mas pela graça de Deus, sou também a cada dia mais persuadido pelo amor incompreensível do Senhor. Mais cheio de certeza de que Ele me ama não porque eu sou bom, mas porque Ele é bom... Mais companheiro da mulher adúltera que recebe de Jesus nada senão perdão e acolhimento. A cada dia sou convencido de que sou pior do que penso e de que Ele é melhor do que imagino."

Manter uma imagem de cristão não pode ser o foco da sua fé. A sua maior preocupação deve ser a de agradar a Deus e não a homens. E agradar a Deus envolve alguns sacrifícios, dentre eles, colocar em prática o que você aprendeu dentro da igreja, fora dela! Se não, sua fé perde todo o sentido! 

Termino este texto com as seguintes palavras, ditas pelo próprio Jesus. E se o meu desejo é de viver como Cristo viveu, ou seja, de ser um verdadeiro cristão, este versículo (assim como tantos outros) deve ser vivido e não apenas lido!

"Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores". Mc 2:17