terça-feira, 29 de abril de 2014

RESTITUI! EU QUERO DE VOLTA O QUE É MEU!


"Deus vai restaurar!", "Determine!", "Senhor restitui! Eu quero de volta o que é meu!"

Fico aqui pensando com meus botões, a que Deus estas pessoas estão clamando? Ao 'deus orelhão', que precisa de fichas para funcionar? Ou ao 'deus marionete', que depende de nossos movimentos para agir? Se você tem orado/rezado nesse sentido ou frequentado comunidades onde esse tipo de comportamento é ensinado e estimulado, toda atenção é pouca! O deus da barganha, que só se move através do dízimo, reza braba ou pagamento de promessas, pode ser o seu deus, o deus da sua crença, da sua religião, mas não é nem de longe o Deus da Bíblia, aquele revelado em Jesus!


Me preocupo com as multidões vulneráveis, que no desespero por um milagre, acabam sendo ludibriadas pelos falsos pastores com suas falsas sabedorias. Anunciam um Deus de mentira, usam a Bíblia, falam em nome de Jesus e conscientemente escondem de suas suas ovelhas que muitas vezes a cura não chega, o emprego não aparece, o casamento não é restituído e o milagre não acontece. E aí? Como é que fica a fé do irmão que depositou todas as suas fichas no deus orelhão?

Justificativas não faltam: "Você não teve fé suficiente"", "Deve ter feito algo de muito ruim para não ter recebido a bênção",  "É alguma maldição hereditária", "Não deu o dízimo fielmente!", "Orou pouco"

E o irmãozinho, tomando a culpa para si diz: "Não tenho fé suficiente!",  "Preciso depositar mais fichas", "Minha oração é fraca" ou pior: "Esse Deus não existe!"


Você por acaso já escutou a expressão "A oração move a mão de Deus" ou quem sabe "A fé remove montanhas", baseada em Mateus 21:21? E eu te pergunto, que montanha é essa citada no versículo? Você provavelmente vai me responder: o chefe mau, o marido bêbado, a enfermidade, o vizinho barulhento, os amigos drogados, o filho descrente, o carro roubado...

Ok, então te convido a analisar comigo o contexto deste versículo:


"Jesus entra em Jerusalém e expulsa os vendilhões, os que lucravam com a religião e diz: "A minha casa será chamada casa de oração, mas vocês estão fazendo dela um covil de ladrões". Ao sair de lá, depara-se com uma figueira que não tem frutos,  a amaldiçoa e ela seca imediatamente. Os discípulos assustados perguntam o que significava aquilo. E Jesus explica: "Eu lhes asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e assim será feito."(Mateus 21:21)


E o que tem a figueira a ver com a fé, com o monte e os vendilhões do templo?

"Primeiro, a nação de Israel é comparada pelos profetas a uma figueira que não dá fruto. Um exemplo: ‘Eu quis recolher a colheita deles, declara o Senhor. Mas não há uvas na videira nem figos na figueira; as folhas estão secas. O que lhes dei será tomado deles’. Jeremias 8:13. Quando Jesus entra no templo e vê aquela religião infrutífera de Israel, diz: Isso é uma religião sem frutos! Eu vou acabar com essa festa. E do mesmo jeito que estou amaldiçoando essa figueira que não dá frutos, estou amaldiçoando a nação de Israel.


Bom, e o monte? Esse monte é o monte Sião, que fica na terra prometida. E o que tem em cima do monte Sião? O templo! E que tem dentro do templo? Ladrões, hipócritas, falsos religiosos... É esse o povo infrutífero que será julgado por Deus. A figueira sem frutos secará! O monte Sião vai ser tirado do centro e outro monte entrará em seu lugar: o monte Calvário. Não será mais uma religião baseada nas leis de Moisés, mas uma religião baseada em Jesus Cristo, na Nova Aliança. Nova por que? Porque uma antiga aliança havia sido feita no monte Sinai, com as tábuas da Lei, entre Deus e Moisés. Então Jesus vem para instituir uma Nova Aliança. Por isso ele disse diversas vezes: "Ouvistes o que foi dito (lei), eu PORÉM vos digo!"


É por isso também que no monte da transfiguração Jesus se encontra com Moisés e Elias. Moisés representando as leis e Elias os profetas. E o que diz a voz do Céu: "Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! " (Mateus 17:5), ou seja, não são mais as leis e nem os profetas, mas a Nova Aliança feita pelo meu filho amado, ouçam o que ele tem a dizer!


Então que monte vai sair do lugar? A sua tribulação momentânea? NÃO! O monte da lei, da antiga aliança, a religião infrutífera de Israel. Quando temos fé em Cristo e na Nova Aliança instituída por ele, o monte da Antiga Aliança é retirado, é removido de nossas vidas!" ¹

Percebe como é fácil enganar alguém que não se aprofunda na Palavra e balança cabeça para qualquer um que diz ser mensageiro do Evangelho?

A religião, diferentemente de Jesus, é um mecanismo que visa manipular os poderes espirituais em nosso benefício. E como isso se aplica aos cristãos? Eles oram e Deus age: "A oração move a mão de Deus!" Acreditar nesta falsa verdade é acreditar que a mão de Deus está parada diante do seu sofrimento. É como se Ele dissesse: "O fulano não está orando suficientemente bem. A hora que ele pedir direito faço alguma coisa. Mas se oração não for muito forte, se não houver sacrifício e fidelidade no dízimo, não me mexo!"


Paulo tinha um espinho na carne e pediu por três vezes que Deus o retirasse. Deus não o retirou, apenas disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". E diante dessa resposta, qual foi a reação de Paulo? "Restitui! Eu quero de volta o que é meu! Não vou largar o anjo! Quero a minha bênção! Eu determino!" NÃO, sua resposta foi: "Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte". 2 Coríntios 12:7-10


Aprendi lendo as Escrituras e me aprofundando nos Evangelhos, que mesmo em meio as lutas e sofrimento, Deus estará ao meu lado. Na grande maioria das vezes o vale da sombra da morte não é retirado, mas temos a promessa de que o Bom Pastor estará ao nosso lado. Deus sabe que não quero a doença, o desemprego, o marido bêbado, a morte ou a traição, Ele sabe! Muitas vezes em meio a lágrimas e desespero, choro no colo do Pai dizendo: "Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua". Lucas 22:42, pois aprendi que Deus é soberano, está no controle de todas as coisas e sabe o que é melhor pra mim, e isso me basta. Não preciso bater o pé, determinar ou ficar enchendo o orelhão de fichas. Pedir restituição do que? Só se for do imposto de renda! A graça do Senhor é suficiente, ela preenche todo o meu ser. Deus está no controle da minha vida, não preciso dizer a Ele o que deve ou não fazer.

Quer dizer então que não preciso mais orar? NÃO, estou apenas dizendo que precisamos APRENDER a orar: "Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres". Tiago 4:3. Quando temos uma vida constante de oração, comunhão com Deus e sua Palavra, Ele nos ensina a orar.


Quem sabe a sua atual tribulação esteja servindo para lapidar o diamante, tratar o seu caráter, combater o seu orgulho, egoísmo e pretensão de achar que sabe mais do que Deus, e neste caso, pedir que espinho seja retirado não é a melhor oração. "...mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu." Romanos 5:3-5


Se tiver que clamar por algo, clame por sabedoria do alto, entendimento da Palavra e discernimento do Espírito Santo. Dessa forma, diante da tempestade, o Espírito Santo o dirá o que fazer, como fazer e quando fazer. E mesmo em meio a dor, seu coração permanecerá em paz. Talvez a morte venha, a enfermidade não desapareça e o marido não seja transformado, mas o coração aperfeiçoado em Deus dirá: Se for possível Senhor, passa de mim este cálice, mas que seja feita a tua vontade e não a minha, pois o Senhor é soberano sobre todas as coisas. Se esta tribulação foi permitida para tratar o meu caráter e glorificar o Seu nome, que assim seja. Minha confiança está em Ti.


Dani Marques (www.salvemeucasamento.com.br)


¹ texto baseado em uma mensagem de Ed René Kivitz, IBAB, 23/02/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário